Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Daniel - Introdução


Disse certa vez o grande físico Isaac Newton, rejeitar Daniel é o mesmo que rejeitar a religião cristã, o livro de Daniel foi escrito por volta do ano 600 A.C, mas tem um significado específico para o nosso tempo; para o tempo do fim ou seja o tempo que estamos vivendo hoje.

Vejamos o que tem escrito no livro (Testemunhos para Ministros pág. 113.) “A luz que Daniel recebeu de Deus foi dada especialmente para estes últimos dias. As visões que ele viu às margens do Ulai e do Hidéquel (Tigre), os grandes rios de Sinear, estão agora em processo de cumprimento, e logo ocorrerão todos os acontecimentos preditos.”
“Quando nós, como um povo, compreendermos o que este livro para nós significa, ver-se-á entre nós grande reavivamento. Não compreendemos plenamente as lições que ele ensina, não obstante a ordem que nos é dada é de examiná-lo e estudá-lo.”

Se estivermos esperando um reavivamento ele virá através do estudo ardoroso dos livros de Daniel e Apocalipse.
“Quando os livros de Daniel e Apocalipse forem bem compreendidos, terão os crentes uma experiência religiosa inteiramente diferente. Ser-lhes-ão dados tais vislumbres das portas abertas do Céu que o coração e a mente se impressionarão com o caráter que todos devem desenvolver a fim de alcançar a bem-aventurança que deve ser a recompensa dos puros de coração.

O Senhor abençoa a todo aquele que com humildade e mansidão, procura compreender o que está revelado no Apocalipse. Este livro fala tanto acerca da imortalidade e da glória, que todos os que o lêem e pesquisam fervorosamente recebem as bênçãos prometidas àqueles "que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas". Apoc. 1:3.
Teremos abertas diante de nós os vislumbres das portas do céu.

Quais são essas portas abertas?

O apocalipse menciona duas portas abertas Apoc. 3:8.

Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

E apocalipse 4:1. Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.


Esta porta aberta de Apoc 3:8 se encontra na carta escrita a igreja de Filadélfia que teve o período de 1798 a 1844, a igreja de Laodiceia começou em 1844 e vai até a volta de Jesus, Filadélfia começou em 1798 quando começou o tempo do fim, e foi até 1844, então a porta que se menciona em apocalipse 3:8 se abriu em 1844, que porta se abriu em 1844?

A porta do santuário celestial, no outono de 22 de outubro de 1844, Jesus passou do Santo para o santíssimo.

Laodiceia (nós) estamos vivendo no tempo da porta aberta. Em Apocalipse 4:1 fala da mesma porta, João viu a historia da igreja em sete períodos, e precisamente no penúltimo capitulo, nos é dito: “eis que ponho diante de ti uma porta aberta. E João viu esta porta aberta, o santuário celestial é o tema principal de Daniel e Apocalipse.”

Não podemos entender Daniel e apocalipse sem estudarmos a doutrina do santuário celestial, muitos teólogos e estudiosos de Daniel e apocalipse antes de 1844 fizeram interpretações, mais não eram corretas, pois a porta ainda não estava aberta, como poderiam ter uma compreensão se a porta ainda estava fechada?

Não era tempo para entender o santuário antes de 1844. Mesmo que quisessem entender não conseguiriam, pois não foi o tempo estabelecido por Deus para compreensão.

Daí o desapontamento de 1844, quando da interpretação da purificação do santuário ser a segunda vinda do nosso senhor Jesus Cristo. E esta porta aberta irradiou luz e compreensão concernente o santuário e a obra de Jesus hoje no santíssimo.

“Uma coisa compreender-se-á certamente do estudo de Apocalipse - que a ligação entre Deus e Seu povo é íntima e decidida. Maravilhosa ligação é vista entre o universo do Céu e este mundo.

As coisas reveladas a Daniel foram mais tarde completadas pela revelação feita a João na ilha de Patmos. Esses dois livros devem ser cuidadosamente estudados.” TPM pág 114.

Daniel não compreendeu tudo, por isso Deus disse sela, portanto o livro de Daniel era um livro selado, mas a parte selada não foi o capitulo 1, 2 3, 4, 5, 6 e 7.

Ou a sucessão dos reinos Babilônia, Medo-Pércia, Grécia e Roma, esta não é a parte selado do livro de Daniel, a parte selada do livro de Daniel que ele não conseguia entender é do capitulo 8 em diante, quando ele perdeu o sono, ficou sem comer e não havia quem compreendesse a profecia do capitulo 8, até 2300 tardes e manhas e o santuário será purificado, e Deus disse Daniel essa profecia é para o tempo do fim, Daniel não entendeu porque não era para o tempo dele, o tempo de fim teve inicio em 1798.

E a partir daí se começou a estudar o livro de Daniel e Apocalipse, mais a compreensão do santuário se deu após o desapontamento de 22 de outubro de 1844, e o surgimento do movimento adventista, e a pergunta, porque Jesus não voltou em 1844, se a profecia das 2300 tardes e manhas acaba em 1844, e com muita oração e jejum entenderam que 22 de Outubro de 1844 não era a data da segunda vinda de Jesus, e sim da passagem dele do compartimento santo para o santíssimo.

Começando assim o processo de julgamento, razão porque a porta se abriu e Jesus recebeu das mãos do pai o livro selado com sete selos, portanto as visões reveladas a Daniel foram mais tarde completadas por João no Apocalipse.

O Apocalipse é o deselamento do livro de Daniel, a parte selada de Daniel foi revelada no Apocalipse, Daniel e Apocalipse estão intimamente ligados, e a parte selada foram os capitulos 8, 9,10,11 e 12 e estão centrados no santuário celestial, e todo o livro do Apocalipse esta centrado em Jesus e no santuário celestial, então o foco central é o santuário celestial.

O anjo disse para Daniel cáp 12:8 a 13. Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?

9 Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.

10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

11 E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.

12 Bem-aventurado é o que espera e chega aos mil trezentos e trinta e cinco dias.

13 Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim; pois descansarás, e estarás no teu quinhão ao fim dos dias.

A promessa de Deus é que a parte selada de Daniel seria deselada no tempo do fim, e o foi por meio de João no livro do Apocalipse.

“Foi o Leão da tribo de Judá que abriu o livro, e deu a João a revelação do que deve acontecer nestes últimos dias.Daniel ficou na sua sorte para dar seu testemunho, que foi selado até ao tempo do fim, quando devia ser proclamada ao mundo a mensagem do primeiro anjo.

Esses assuntos são de infinita importância nesses últimos dias; mas enquanto "muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá". Dan. 12:10. Como isso é verdade! O pecado é a transgressão da lei de Deus; e os que não aceitarem a luz com relação à lei de Deus, não compreenderão a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas.

O livro de Daniel é descerrado na revelação a João, e nos transporta para as últimas cenas da história da Terra.”  (Testemunhos Para Ministros pág 115.)

Que livro o leão da tribo de Judá abriu?

Apoc cáp 5:1 “Vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, bem selado com sete selos.”
Que livro era este que estava na destra do Deus pai todo poderoso?
E não havia quem abrisse o livro nem no céu nem na terra ou debaixo da terra, e diz o verso 4 que João chorava muito porque ninguém foi achado digno de abrir o livro.nem de o ler ou olhar para ele, mas alguém tinha que abrir o livro, e no verso 5 é dito por um dos anciãos.

“E disse-me um dentre os anciãos: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos.”

Este livro selado é a parte selada do livro de Daniel, que foi deselada pelo Leão da tribo de Judá, nosso senhor e salvador Jesus cristo e revelado a João no Apocalipse. Que aponta para o santuário celestial. Apoc cáp 4:2

“Imediatamente fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono;” verso 4 “Havia também ao redor do trono vinte e quatro tronos; e sobre os tronos vi assentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco, que tinham nas suas cabeças coroas de ouro.”

João viu em visão a sala do juízo, João viu o tribunal celestial, um trono e 24 outros tronos e viu que na mão de Deus tinha um livro selado com sete selos, que nem o pai podia abrir, mais porque o pai não podia abrir este livro?

O conteúdo do livro dizia respeito ao próprio pai, e o pai não ia legislar em defesa própria, o caráter de Deus estava colocado a prova perante o universo por meio das acusações de satanás contra Deus sua Lei e sua Justiça, o Pai não se defendeu mais Jesus o cristo defendeu o pai morreu na cruz por nós e para provar o caráter perfeito do Deus todo poderoso perante todo o universo.

A acusação de satanás contra o caráter de Deus o denegrindo e mentindo, até que chegou a plenitude dos tempos e o primeiro advento de Jesus Cristo o qual mostrou ao universo todo, o verdadeiro caráter de Deus o seu amor e a sua Justiça.

A morte sacrifício e ressurreição de Jesus cristo, foi além da salvação do homem, estava a prova o próprio caráter de Deus, revelado no primeiro advento de Jesus cristo nosso senhor e salvador.

Foi no dia 22 de outubro 1844, no final dos 2.300 anos, foi nesse dia que Jesus pegou o livro da mão do Pai, Apoc 5:7 e Ele veio até o pai, e onde esta o pai? No santíssimo do santuário celestial. Por isso quando Deus deu a visão a Daniel do capitulo 8,9,10,11 e 12, ele selou o livro pois não era para aquele tempo, era para o tempo do fim. Agora vejamos novamente o que tem escrito no livro (Testemunhos para Ministros pág 114,115.)  “Foi o Leão da tribo de Judá que abriu o livro, e deu a João a revelação do que deve acontecer nestes últimos dias.”

O conteúdo do livro selado com sete selos não diz respeito a historia passada, o conteúdo do livro selado diz respeito aos acontecimentos dos últimos dias, e isso está claro. Porque se dar tanta ênfase a isso?

Porque se entendermos que se refere a historia passada não faz sentido, o livro foi aberto os selos pelo Leão da tribo de Judá em 1844, para contar o passado? Ou para nos revelar o futuro? Qual o sentido da profecia? Mostrar o passado?

Ou apontar para o futuro? Profecia aponta para o futuro e o livro não foi aberto os selos antes de 22 de Outubro de 1844. Esta é a parte selada no livro de Daniel e revelada no livro do Apocalipse.

(Testemunhos para Ministros pág 115)
“Daniel ficou na sua sorte para dar seu testemunho, que foi selado até ao tempo do fim, quando devia ser proclamada ao mundo a mensagem do primeiro anjo. Esses assuntos são de infinita importância nesses últimos dias; mas enquanto "muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá". Dan. 12:10.

Como isso é verdade! O pecado é a transgressão da Lei de Deus; e os que não aceitarem a luz com relação à Lei de Deus, não compreenderão a proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas. O livro de Daniel é descerrado na revelação a João, e nos transporta para as últimas cenas da história da Terra.

Terão nossos irmãos em mente que estamos vivendo em meio aos perigos dos últimos dias? Lede Apocalipse em conexão com Daniel. “Ensinai essas coisas.”

A Lei de Deus foi pisada até 1844, quando foi restaurada a doutrina do santuário Também foi restaurada a validade da Lei de Deus.

Não estamos vivendo no tempo do fim, e sim no fim do tempo. Esta foi uma pequena introdução do livro de Daniel onde irei abordar aqui todos os capítulos juntamente com o livro do Apocalipse. Se assim Deus me permitir veremos Daniel capitulo 1.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário