Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A profanação de Belsazar.


Daniel capitulo 5 o banquete do rei Belsazar.

Daniel capitulo 1 revela que Deus é a fonte da sabedoria e da inteligência, Deus esta mostrando que quem coloca Deus em primeiro lugar é temperante, e fiel para com Deus, Deus o honrara.

Daniel capitulo 2, por meio do sonho e da estatua Deus esta mostrando e provando que só Ele conhece o futuro, só ele conhece o fim desde o principio.
Em um único capitulo mostrou a secessão dos reinos do mundo, um após o outro: Babilônia, Medo-Pérsia, Grecia, Roma. Ate a volta de Jesus.

Daniel capitulo 3, Deus mostrou que é o único que merece ser adorado, e salva aqueles que lhe são fieis, e os livra.

No capitulo 4 Deus mostra que é zeloso por sua gloria, “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.” (Isaias 42:8).
Só Deus é digno de toda gloria, honra adoração e louvor.

No capitulo 5 de Daniel, Deus se revela como o supremo juiz do universo, quando diz em Daniel 5:27 “pesado fostes na balança e achado em falta”

Deus é juiz, todos nós compareceremos no Tribunal de Cristo.

Ao longo do capitulo 5 de Daniel Nabucodonozor é chamado de pai de Belsazar, ele era neto de Nabucodonozor não filho.

Porem, não se diz a palavra neto, e mesmo os netos filhos dos filhos, são chamados de filhos. 

Exemplo: ll Samuel Cap 19:24 “Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei, e não cuidara dos pés, nem fizera a barba, nem lavara as suas vestes desde o dia em que o rei saíra até o dia em que voltou em paz.”

Mefibosete não era filho de Saul, ele era neto. Ele era filho de Jonatãs.

Quando se chama filho, esta enfatizando a linhagem a descendência. Nabonidus era o pai de belsazar.  Nabonidus era casado com a filha de nabucodonozor,

Nabonidus era um homem amante da arte e da natureza, não do governo ou da política nem das guerras. por isso seu quartel era no oásis de tema na Arábia,e entregou seu trono em Babilônia para que seu filho belsazar reinasse.

Assim ele se dedicava ao culto a deusa lua, no lugar do deus principal de babilônia marduk, desta forma Nabonidus foi se tornando impopular entre os babilônios. Existe no museu britânico um cilindro chamado de cilindro de Nabonidus e mostra nesse cilindro que Nabonidos reinou de 555 a 538, neste cilindro ele fez uma oração pelo seu filho Belsazar.

Quando os eventos do capitulo 5 de Daniel sucederam Daniel estava com a idade de 80 anos.  Belsazar sabia da loucura que sucedeu a Nabucodonozor, ele conhecia a história da conversão de Nabucodonozor, ante a soberania do Deus criador do universo.

Mesmo assim Belsazar afrontou a Deus, e não fez caso do que ele mesmo soube que aconteceu a seu avo.
Um dia a porta da graça vai se fechar, um dia não teremos mais oportunidade de nos arrependermos, e temos hoje testemunhado as maravilhas de Deus o seu cuidado pelo seu povo, e muitas vezes não fazemos caso das experiências que temos em nossas vidas, nem das experiências dos nossos semelhantes, não damos glória pela sua misericórdia, nem reconhecemos que Deus é o todo poderoso e o único merecedor e toda adoração.

Um dia porta da graça se fechou para Belsazar, hoje a porta da graça esta aberta, para aqueles que querem, mas um dia ela se fechara.

Daniel 5:1 a 3. “O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes, e bebeu vinho na presença dos mil.

Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que Nabucodonozor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem por eles o rei, e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.”

“Então trouxeram os vasos de ouro que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam por eles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.”

Com Deus não se brinca, nem se deixa escarnecer, Belsazar conhecendo toda a história do seu avo, e sobre o Deus de Israel, mandou trazer os vasos do templo para que seus convidados suas mulheres e concubinas tomassem vinho nos vasos consagrados ao Deus altíssimo, profanando assim os utensílios sagrados da casa Deus.

Interessante que a arqueologia data esse banquete no dia 12 de Outubro de 539 a.C.

Foi a noite que a porta da graça se fechou para Belsazar, “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”. (Gálatas 6:7).

Daniel 5:4 “Beberam vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, e de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra.”

Exatamente 6 deuses foram adorados ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra, como dito no capitulo 3, 6 era os deuses menores e 60 os deuses maiores de Babilônia, o 360 era todo o panteon.

Eles desprezaram o criador de todo o universo, e começaram a prestar cultos e adoração as esculturas e imagens.

Existe diferença hoje? De como são realizados os cultos e a quem é prestada a adoração devida?


Absurdamente temos um deus pagão para cada dia o ano, e para cada problema que temos desta forma o povo não enxerga, e não precisa de Jesus, nem da sua obra por nós pecadores, no santuário celestial.

Vivem sem o intercessor verdadeiro Jesus Cristo, porque satanás cria intercessores que nada fazem pelos vivos, pois estão mortos. 

A Trindade divina:

Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, tem sido substituída, pela trindade satânica:

A besta que sobe do abismo (satanás), (Apoc 11:7).  
A besta que sobe do mar (Papado), (Apoc 13:1 a 10).
E a besta que sobe da terra (EUA) (Apoc 13:11 a 18).

E todas as teorias inspiradas pelo dragão, a besta do abismo (satanás). Exemplo: A teoria do evolucionismo de Darwin, que seus escritos contrariando o livro Gêneses, e a criação por Deus, levam muitos ao engano e a mentira, que é a intenção de satanás.
Desta forma, não precisamos acreditar que Deus nos criou.

E o que dizer de Freud, que é conhecido como redentor, é dito dele que redimiu a humanidade de seus medos, seus tabus, sua complexidade, traumas, frustrações e inibições, desta forma não existe necessidade de Jesus.
Entre muitos outros que a única influência, é direcionar o povo e distanciá-los de Deus.

Daniel 5:5 a 8. “Na mesma hora apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.

Mudou-se, então, o semblante do rei, e os seus pensamentos o perturbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro.

E ordenou o rei em alta voz, que se introduzissem os encantadores, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei, e disse aos sábios de Babilônia: Qualquer que ler esta escritura, e me declarar a sua interpretação, será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço, e no reino será o terceiro governante.
Então entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler o escrito, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.”

E o rei se encheu de pavor, seus joelhos batiam um no outro, ele não sabia que ali no ambiente de sua profanação, tinha uma testemunha invisível, Deus é onipresente, onisciente, e onipotente. Nada que fazemos escapa aos olhos de Deus, onde nos esconderemos da presença do todo poderoso?

No desespero Belsazar procurou os adivinhos, encantadores, e bruxos do seu reino, para ler a inscrição na parede, mesma estratégia que satanás faz hoje, nos influência a pecar, lança dúvidas, cria medo, a fim que não busquemos a Deus, e sim as mentiras, e falsidades de satanás.

Satanás não sabe nada do futuro, ele sabe tanto quanto nós, pois ele sabe o que tem escrito nos livros de Daniel e Apocalipse, e os viu sendo escritos ao longo da história deste mundo, por isso ele opera com toda força do engano, porque sabe que pouco tempo lhe resta.

Devemos como nunca estudar Daniel e Apocalipse, para não sermos enganados.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário