Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A visão dos 4 animais simbólicos.


No livro de Daniel temos 4 esboços proféticos Daniel capitulo 2, capitulo 7 capitulo 8 e capitulo 11. 

Estão cobrindo praticamente os mesmos períodos, a diferença que cada capitulo avança no tempo progressivamente, e com maior riqueza de detalhes.

O capitulo 2 serve de base para as revelações do capitulo 7, que Daniel repete para poder progredir no tempo. Repetição serve para comparar o que já se tinha revelado antes, e preparar nossa mente para novas mais detalhadas e abrangentes revelações.

O capitulo 2 começa com o Babilônia, e vai ate o na 476, quando se acaba o império romano do ocidente, e então aparece a pedra, que representa a volta de Jesus.

O capitulo 7 não para no ano de 476, ele avança até o ano de 1798.

O capitulo 8 não para no ano de 1798, ele avança até o ano de 1844.

O capitulo 11 não para em 1844, vai até a volta de Jesus.

Portanto as profecias de Daniel vão avançando no tempo progressivamente.

Daniel 7:1.

No primeiro ano de Belsazar, rei de Babilônia, teve Daniel, na sua cama, um sonho e visões da sua cabeça. Então escreveu o sonho, e relatou a suma das coisas.

Este ano corresponde mais ou menos ao ano 553 a.C.

Esta foi a primeira visão de Daniel, considerando que a visão do capitulo 2, Deus deu a Nabucodonozor, a do capitulo 4 também foi uma visão dada a Nabucodonozor, mas a do capitulo 7 Deus deu a Daniel, esta foi a primeira visão do profeta Daniel.

Daniel 7:2 e 3.

Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande.

E quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, subiam do mar.

A profecia usa códigos que devem ser interpretados pela própria Bíblia.

Ventos em profecia representam guerras ou destruição. (Jeremias 49:36 a 38).

Mar ou águas, representam povos ou multidões. (Ap 17:15).

Animais em profecia representam reinos e reis. (Dn 7:17 e 23).
Um dia em profecia representa 1 ano. (Ez 4:6).

A própria Bíblia interpreta as profecias, Daniel viu os ventos agitados no mar grande, ventos são guerras, e mar grande, multidões e povos.

Daniel viu guerra entre os reinos, ele viu 4 animais, 4 reinos.

Daniel 7:4 a 7.

O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em dois pés como um homem; e foi-lhe dado um coração de homem.
Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.

Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças; e foi-lhe dado domínio.

Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.

O leão era Babilônia, tinha 2 asas, asas em profecia representa velocidade de conquista.

O urso representa Medo-Persia.

O leopardo representa a Grécia.

O animal terrível e espantoso representa Roma.

Deus esta repetindo o capitulo 2 de Daniel no capitulo 7, de forma mais detalhada, e progressiva, como dito antes.

Quando se fala do leopardo diz que ele tinha 4 cabeças, no capitulo 7, nos é dito que essas 4 cabeças seria a divisão do império grego, pelos 4 generais de Alexandre o grande.

No ano 331 Alexandre o grande dominou o mundo, mas com 33 anos de idade ele morreu, deixando seu reino para seus 4 generais: Cassandro, Seleuco, Lisímaco e Ptolomeu.

Cassandro ficou com a Macedônia.
Seleuco ficou com a Mesopotâmia e a Síria.
Lisímaco ficou com a Ásia menor.
Ptolomeu ficou com o Egito e o sul da Síria.

Esta divisão mostrou o enfraquecimento da Grécia, abrindo caminho para o quarto terrível e espantoso animal, com dentes de ferro e dez chifres.

“O quarto animal será o quarto reino na terra”

Daniel 7:23.

Assim me disse ele: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.

O quarto animal é o império romano, e no capitulo 2 de Daniel é as pernas de ferro, Roma dominou o mundo do ano 168 a.C  até  ano 476 d.C.

Os dez chifres deste animal representam a divisão das nações da Europa, o mesmo que os dez dedos da estatua do capitulo 2 de Daniel.

Estas são as nações que surgiram do fracasso do império romano.

Temos uma cadeia profética que começou no tempo de Daniel, e se prolonga até os nossos dias, o tempo de fim. Interessante notar que quando vermos o capitulo 8 de Daniel, a profecia já não começa com Babilônia, Babilônia já tinha caído, era passado.

Daniel 7:8.

Eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre, pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados; e eis que neste chifre havia olhos, como os de homem, e uma boca que falava grandes coisas.

O chifre pequeno foi ficando forte e mais forte, e derrubou 3 dos primeiros 10 chifres, se caíram 3 dos 10, restaram 7 chifres. Exatamente da falência do império romano em 476, surgiram os 10 reinos da Europa, e o chifre pequeno que destruiu 3 dos 10 reinos. As dez nações eram:

Alamanos, hoje a Alemanha.
Francos, hoje a França.
Burgúndios, hoje a Suíça.
Suevos, hoje Portugal
Vândalos, destruídos pelo chifre pequeno.
Visigodos, hoje a Espanha.
Saxões, hoje a Inglaterra.
Ostrogodos, destruídos pelo chifre pequeno.
Lombardos, hoje a Itália.
Hérulos, destruídos pelo chifre pequeno.

Vândalos, Ostrogodos e Hérulos, não existem mais.

Daniel 7:21 a 25.

Enquanto eu olhava, eis que o mesmo chifre fazia guerra contra os santos, e prevalecia contra eles.

até que veio o ancião de dias, e foi executado o juízo a favor dos santos do Altíssimo; e chegou o tempo em que os santos possuíram o reino.

Assim me disse ele: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.

Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.


O chifre pequeno não se limitou a fazer guerra e destruir apenas os Vândalos, os Ostrogodos e os Hérulos. Também fez guerra contra os santos do altíssimo.

Quem é este chifre pequeno? 

Se esta pergunta for feita a um professor de história, ele dirá qual foi o poder que destruiu os Hérulos em 493, os Vândalos em 534, e os Ostrogodos em 538.

Existem muitas provas para se determinar que o chifre pequeno é Roma papal.

Clóvis o rei franco se converteu ao catolicismo em 496, ofereceu sua espada e seu exercito a serviço, para travar as guerras do papado, e seus interesses, desta forma forçando as demais tribos, a se submeter ao poder papal.

O poder papal não tinha exercito, mais tinha o exercito Franco a sua disposição.

Algumas características e identificação o chifre pequeno:

Daniel 7:8. “Eu considerava os chifres, e eis que entre eles subiu outro chifre, pequeno...” 
O chifre pequeno surgia entre os 10 chifres, onde surgiram os 10 chifres? Na Europa, então o chifre pequeno surgiria na Europa, é onde o papado surgiu.

Quando surgiria o chifre pequeno?

Daniel 7;24 Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

O chifre pequeno surgiria depois dos 10 reinos. O império romano do ocidente acabou em 476, e surgiriam as 10 nações da Europa. Então o chifre pequeno surgiria depois de 476. Foi o tempo que surgiu o papado.

Qual o tamanho deste chifre? Daniel 7:8.

“Subiu outro chifre, pequeno...”  é aparentemente o menor poder(Reino) da terra, o vaticano só tem 44 hectares.

“E abaterá a três reis.” , “Chifre, pequeno, diante do qual três dos primeiros chifres foram arrancados;”  O papado destruiu as três tribos arianas, os Vândalos(534), os Ostrogodos(538) e os Hérulos(493).

“e uma boca que falava grandes coisas.” Este poder declara ser o próprio Deus na terra. O papado se declara Deus na terra, uma boca que profere arrogâncias e blasfêmias.

“o qual será diferente dos primeiros.” É um poder religioso e civil, os outros eram reinos civis, este era diferente, iria contra os santos do altíssimo, contra o altíssimo, e contra a Lei de Deus. Este poder é o papado.

“Proferirá palavras contra o Altíssimo.” Os outros reinos não tinham esta característica, o chifre pequeno reivindica superioridade e autonomia religiosa e se cocando como Deus na terra, muda a Lei de Deus pisa nos mandamentos de Deus, e desta forma profere palavras contra Deus, este poder é o papado, só Deus perdoa pecados, e somente Deus é merecedor de toda adoração.

“consumirá os santos do Altíssimo.” é um poder perseguidor do povo de Deus, a perseguição do povo de Deus, começou com Roma pagã, e continuou com o papado, em nome do papado foram mortos mais de 50 milhões de homens e mulheres nas inquisições, na história do mundo nenhum outro poder matou tantas pessoas. 

Um dos mais conhecidos é o massacre de são Bartolomeu na França. Este poder é o papado.

“cuidará em mudar os tempos e a lei.” Este poder mudaria a Lei de Deus, os 10 mandamentos escritos pelo próprio dedo de Deus. A profecia se cumpriu com exatidão.

Só existe um mandamento que fala do tempo santo, ordenado e determinado por Deus. Êxodo 20:8 a 11.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

Este poder pela blasfêmia e afronta a Deus, cuidou em mudar o sábado de Deus, para o domingo, unicamente pela sua arrogância, e o querer ser Deus na terra, este poder é o papado.

“os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.” Um tempo 1 ano, tempos plural 2 anos, metade de um tempo, meio ano. Ou seja: 3 anos e meio. O ano profético é de 360 dias equivale há 1260 dias.

Comparando com Apocalipse 12:6 temos E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.

Daniel e Apocalipse se completam, a profecia esta clara e exata no seu cumprimento, em profecia 1 dia equivale a 1 ano (Ez 4:6). Ou seja: 1260 dias, são 1260 anos em profecia.

Quando começou este período de tempo?

A supremacia papal começou em 538, se somarmos 538 + 1260 teremos 1798. E em 1798 ocorreu a ferida de morte do papado, a aliança da frança com papado através de Clóvis, durou cerca de 1000 anos. Mas em 1889 aconteceu a revolução francesa com Napoleão Bonaparte. 

E então em 1798 Napoleão deu ordem a seu general chamado Berthier, ele invadiu Roma e prendeu papa Pio IV, e o levou preso para a França, em 1798 exatamente quando se cumpriram o fim dos 1260 anos da supremacia papal em Daniel 7:25, e Apocalipse 12:6.

Isso foi no dia 10 de fevereiro de 1798.o papa Pio IV foi levado preso para a cidade de Valença, onde morreu em 1799, com a idade de 82 anos.
O papa Pio IV foi substituído pelo papa Pio VII, que continuou preso, e não quis aparecer publicamente durante este período que o papado perdeu a sua supremacia.

No ano de 1929, no dia 11 de Fevereiro, foi devolvido ao papa pio 11, o poder o estado do vaticano, através do decreto de Latrão, mas não recuperou sua supremacia papal, supremacia que será totalmente recuperada quando a ferida de morte for totalmente curada por conta do decreto dominical universal.

Apocalipse 13:3.

“Também vi uma de suas cabeças como se fora ferida de morte, mas a sua ferida mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou, seguindo a besta.”

A ferida mortal foi em 1798, e o começo da cura foi em 1929.

Apocalipse 13:4 e 5.

“e adoraram o dragão, porque deu à besta a sua autoridade; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? quem poderá batalhar contra ela?”

“foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses.”

A ferida mortal será curada com o decreto dominical, a história a perseguição se repetira pela ultima vez, e Cristo vira buscar seu povo fiel.

Apocalipse 14:12.

“Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”


Deus seja louvado e exaltado eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário