Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

Interpretação Histórica X Interpretação Sequencial e Gráficos.

(veja o vídeo)

Quando o historicismo diz que o período histórico dos 7 Selos e das 7 Trombetas é o mesmo período coberto pelas 7 Igrejas, eles deveriam então se corresponder, mas, como os gráficos demonstram eles não se correspondem. 

Existem lapsos de tempo de 400 anos e até de mil anos entre uma interpretação e outra!

No gráfico dos 7 Selos desapareceu o período de Filadelfia, pois o historicismo colocou Laodicéia logo em seguida ao quinto selo e colocou o sétimo selo para o fim do milênio. Mas, não faz sentido; é simplesmente inconcebível colocar o contexto do sétimo selo para o fim do milênio!

Na interpretação histórica das 7 Trombetas as incoerências são muito mais evidentes porque o historicismo diz que a primeira trombeta começou no Séc. V; existe um lapso de pelo menos 400 anos em relação à primeira igreja e ao primeiro selo; o historicismo força a profecia de tal modo que as quatro primeiras trombetas todas foram enquadradas dentro do mesmo Século V (400 a 500 d.C.); como podem colocar todas as quatro trombetas no Séc. V? 

Essa é uma incoerência gritante com o período das 4 primeiras igrejas, e os 4 primeiros selos.

Existe aqui uma discrepância total porque os ciclos de sete não se correspondem. Por que Jesus perderia tempo para falar de homens como: Alarico, Genserico, Átila e Maomé?

A Bíblia diz: “Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, que estão escritas neste livro” (Apoc. 22:18-19). Ninguém pode introduzir nomes na Bíblia; a profecia gira em torno de Cristo no Santuário Celestial e do anticristo na Terra!

A quinta trombeta é interpretada como sendo Maomé e as forças islâmicas enquanto que a quinta igreja se refere ao período de Sardes (1517-1798); existe uma diferença de pelo menos mil anos entre a interpretação da quinta trombeta e a quinta igreja. 

Quando o historicismo diz que os 7 Selos e as 7 Trombetas repetem os períodos históricos das 7 igrejas, a verdade mostra exatamente o contrário. A profecia quando interpretada corretamente ela se encaixa perfeitamente.

A sexta trombeta é interpretada como sendo o Império Otomano do Séc. XIV e XV, essa sexta trombeta também não corresponde à sexta igreja de Filadélfia (1798-1844), existe uma diferença aí de 400 anos.

O toque da sétima trombeta é interpretada como sendo o Fim do Mundo e a Volta de Jesus, enquanto que o início da sétima igreja é 1844. Já estamos há 168 anos na sétima igreja e a sétima trombeta ainda não foi tocada. É muito evidente que os períodos não se correspondem. Talvez seja esse o motivo porque os pastores e escritores adventistas têm evitado apresentar as profecias dos 7 selos e das 7 trombetas. 

Considerando que essas profecias estão abertas para o estudo, eu peço a todos os que amam as profecias bíblicas que estudem e comparem os gráficos historicistas dos 7 Selos e das 7 Trombetas com os gráficos seqüenciais que apresentam os 7 Selos no contexto do Juízo Celestial e as 7 Trombetas na seqüência do Fechamento da Porta da Graça.




Interpretação correta Seqüencial e gráficos.



Os quatro Ciclos de Sete de Apocalipse: as 7 Igrejas, os 7 Selos, as 7 Trombetas e as 7 Pragas são sequenciais, isto é, na Sétima Igreja abre-se um novo ciclo de sete: os 7 Selos. No Sétimo Selo abre-se um novo ciclo de sete: as 7 Trombetas. E na Sétima Trombeta abre-se o último ciclo de sete: as 7 Pragas!

A Sétima Igreja representa o período do Juízo Investigativo que começou em 1844. Dentro do período da Sétima Igreja ocorre a abertura dos 7 Selos revelando as sete fases do juízo.

O Sétimo Selo representa o Fim do Juízo Investigativo, o Fechamento da Porta da Graça. Dentro do período do Sétimo Selo as 7 Trombetas serão tocadas, não antes e nem depois!

A Sétima Trombeta representa o momento em que a Lei de Deus será vista no Céu (Apoc. 11:19) e Deus Revelará o Seu Segredo (Apoc. 10:7) declarando o Dia e a Hora da Volta de Jesus! Dentro do período da Sétima Trombeta serão derramadas sobre a Terra as 7 Pragas!

O período da 7ª Igreja, do 7º Selo, da 7ª Trombeta e da 7ª Praga todos se estendem até a Volta de Jesus! Todos os sete culminam com a Volta de Jesus! A própria Bíblia fala claramente que os 7 Selos vem na sequência da Sétima Igreja. Quando o anjo mostrou a João a fase da Sétima Igreja, Laodicéia, a Era do Juízo, continuou a revelação mostrando justamente o que viria em seguida: “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no Céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” (Apoc. 4:1). 

Destaca-se nesse verso a última frase: “e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”! “Depois” não “antes”!

Se Jesus falou que a visão dos capítulos 4, 5, 6, 7 e 8, diz respeito às coisas que aconteceriam depois da visão das 7 Igrejas, precisamos entender  a profecia dos 7 Selos na seqüência da Sétima Igreja e não como repetição histórica dos mesmos períodos! Jesus disse que a visão de Apoc. 4 e 5 revelaria os acontecimentos que ocorreriam no contexto da Sétima Igreja.

O historicismo contraria o texto bíblico fazendo com que a profecia dos 7 Selos retroceda ao ano 31 d.C. repetindo novamente os períodos históricos das 7 Igrejas, porém, a força do texto bíblico nos convence de que os 7 Selos são a sequência e não repetição das 7 Igrejas.

A Sétima Igreja se estende desde 1844 até a Volta de Jesus e esse é o período do Juízo Investigativo; os 7 Selos explicam justamente o processamento do juízo mostrando os diferentes grupos de pessoas que serão julgados. Os 7 Selos falam sobre:

O Juízo dos Mortos,
O Juízo dos Mártires,
O Juízo dos Vivos e,
O Fechamento da Porta da Graça!

Essa nossa proposta tem o objetivo de mostrar que os 7 Selos representam as 7 fases do Juízo Celestial, porque na profecia a palavra Selo diz respeito ao Selamento, e Selamento é sinônimo de julgamento. Os 7 Selos dizem respeito aos acontecimentos que ocorrem durante o Juízo Investigativo no Céu! O historicismo é eficiente quando o palco dos acontecimentos é a Terra, mas, no caso dos 7 Selos o palco dos acontecimentos é o Santuário Celestial! É o Céu! 

A profecia dos 7 Selos não diz respeito aos sete períodos históricos da igreja na Terra e sim às sete fases do Juízo Investigativo que começou em 1844!

O estudo das 7 Trombetas mostra que as trombetas só começarão a ser tocadas depois que o Sétimo Selo for aberto: “E havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no Céu quase por meia hora. E vi os sete anjos que estavam diante de Deus, e foram-lhe dadas sete trombetas” (Apoc. 8:1-2).

Os anjos só receberam as 7 Trombetas depois que o Sétimo Selo foi aberto! Porém, o Sétimo Selo ainda não foi aberto, a porta da graça ainda está aberta, isto quer dizer, que as trombetas ainda não estão sendo tocadas! 

A profecia das 7 Trombetas não fala do passado e sim do futuro; essas trombetas só começarão a ser tocadas depois que o Anjo do Concerto, que é Jesus, lançar o incensário de ouro sobre a Terra (Apoc. 8:5); o Fechamento da Porta da Graça ocorre no contexto do Sétimo Selo quando Jesus lança sobre a Terra o incensário de ouro cheio de fogo do altar (Apoc. 8:5).

Essa interpretação do Sétimo Selo e o Fechamento da Porta da Graça é apoiada por Ellen G. White no livro: Primeiros Escritos, pág. 279. Somente após o Fechamento da Porta da Graça é que a primeira trombeta será tocada: “E o Anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a Terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos. 

E os Sete Anjos que tinha as Sete Trombetas, prepararam-se para tocá-las” (Apoc. 8:5-6).

Precisamos respeitar o contexto do Sétimo Selo: o Fechamento da Porta da Graça e o início das trombetas! O gráfico das 7 Trombetas ilustra perfeitamente a destruição de 1/3 de cada coisa na Terra; é a destruição operada por Satanás, o anjo da terça parte, quando Jesus terminar o Juízo Investigativo; somente então Satanás terá o consentimento divino para fazer a obra de destruição que há tanto tempo ele deseja fazer (Grande Conflito pág. 614); é nesse tempo que os quatro anjos de Apoc. 7:1-2 soltarão os quatro ventos.


Estude os gráficos e que Deus o abençoe. Todos nós adventistas do sétimo dia ou não, devemos pedir e orar pela luz do Espírito Santo, para entender melhor as profecias de Daniel e Apocalipse, nos preparar e preparar um povo para a volta de Jesus! Nosso alvo é o mesmo: chegarmos ao Céu onde nosso Pai Celestial nos espera! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário