“Eu
sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente!
Assim,
porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como
dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és
um desgraçado e miserável, e pobre e cego e nu.
Eu
repreendo e castigo a todos quantos amo.
Eis
que estou à porta e bato; se alguém ouvir a
minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa.
Ao
que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
Quem
tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 3:14-22).
Os
laodiceanos eram pessoas que depositavam
sua confiança na prosperidade material, na ostentação e na saúde física... Em
virtude de sua riqueza, os cidadãos eram orgulhosos, arrogantes e satisfeitos
consigo mesmos...
Laodicéia
significa “povo justo” ou “povo julgado”... “O período da sétima igreja é em si
mesmo o tempo do juízo”.
Numerosos
concílios foram realizados em Laodicéia, entre eles o importante concílio de
364 d. C., no qual havia trinta e dois bispos presentes. Neste concílio foi
confirmada pela igreja a lei dominical feita por Constantino em 321.
A
profecia de Dn 8:14 “Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o Santuário
será purificado”, indicou um período que se estenderia de 457 a. C. a 1844
d. C., quando iniciou realmente a purificação do Santuário Celestial, uma obra
de juízo realizada no lugar Santíssimo
O
Movimento do Advento envolveu luteranos, metodistas, batistas, congregacionais,
presbiterianos e até mesmo católicos romanos. Guilherme Miller foi apenas um
dentre quase noventa homens em mais de uma dúzia de países dos quatro
continentes, que ensinavam e criam que o fim da profecia dos 2.300 anos
dar-se-ia entre 1843 e 1847. A igreja adventista não surgiu como organização
separada.
“Foi-me
mostrado que o testemunho dado aos laodiceanos se aplica ao povo de Deus da
atualidade”. (Testimonies for the Church, vol. I, 186).
Somente
serão salvos no período de Laodicéia aqueles que ainda conservam o espírito de
Filadélfia: amor fraternal, uma ardente paixão por Jesus e por aqueles por quem
Ele morreu.
“Isto
diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”. (Ap 3:4).
Textos
bíblicos mostram que Jesus, em vez de ser o primeiro ser criado, foi Ele, sim, o
Criador de todas as coisas:
“Porque
Nele foram criadas todas as coisas que há nos Céus e na Terra (Cl 1:16-17).
“Sem
Ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1:1-3).
“Eu
sei as tuas obras que nem és frio nem quente: és morno” (Ap 3:15-16).
Para
morno a palavra grega traz a idéia de efeito nauseante... Essa mensagem
aplica-se especificamente aos cristãos que vivem sobre a Terra exatamente no
período do juízo pré-advento, de 1844 até a volta de Jesus.
A condição de
mornidão espiritual é pior que a condição fria dos incrédulos, ou dos ateus...
“Cristo prefere que os laodiceanos sejam, antes, cristãos ou pagãos que terem compromissos
com ambos”. (Taylor G. Bunch, The Seven Epistles do Christ, 221).
“A
mensagem laodiceana aplica-se ao povo de Deus que professa crer na verdade
presente”. (Testemunhos Seletos,
vol. I, 476-477).
“Como
dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és
um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (Ap 3:17).
Poderiam
quaisquer palavras serem mais descritivas de nossa época do que estas?
“Carecemos...
de humildade, paciência, fé, amor e abnegação, vigilância e espírito de
sacrifício bíblicos... O pecado domina entre o povo de Deus. A positiva
mensagem de repreensão aos laodiceanos, não é acatada... Faltam-lhes quase
todos os requisitos necessários ao aperfeiçoamento do caráter cristão”. (Testemunhos
Seletos, vol. I, 327-328).
“Muitos
destes professos cristãos vestem-se, falam e agem como o mundo, e a única coisa
pela qual podem ser reconhecidos é pela profissão que fazem... Muitos que
trazem o nome de Adventistas estudam mais como enfeitar os seus corpos e
parecer bem aos olhos do mundo, do que o fazem para aprender como conseguir ser
aprovados por Deus, através de Sua Palavra” (Primeiros Escritos, 107, 108).
“Eles
parecem pensar que professar a verdade os salvará”. ( Testimonies for the Church,
vol. I,
188)
“Não
devemos, nem por um momento, pensar que não há mais luz, mais verdade, para ser
transmitida...´pois rico sou e de nada tenho falta` (Ap 3:17). Conquanto
devamos nos manter firmes às verdades que já recebemos, não devemos olhar com
suspeita qualquer nova luz que Deus nos envie” (Obreiros Evangélicos,
310).
Deus
e Laodicéia estão olhando duas coisas diferentes. Deus vê pobreza,
miserabilidade, cegueira e nudez. Laodicéia inclina-se a olhar as suas
realizações, que são bem consideráveis. Pensa nos seus missionários nos confins
da Terra. Evoca os hospitais e dispensários que a sua riqueza edificou e que a
sua generosidade mantém.
Ela contempla as escolas, colégios e faculdades em que
se propõe a guiar sua juventude no caminho do que é direito. Conta as suas
publicações e editoras estabelecidas para iluminar o mundo. Lembra-se das
imponentes casas de culto, construídas em muitas cidades e muitos países.
Conta
o seu corpo de membros e examina as suas ofertas. Seus pensamentos recuam para
os princípios humildes e esquadrinham com um orgulho inconsciente e sutil os
anos de crescimento, de progresso, de expansão. É um quadro esplêndido.
Laodicéia é feliz, é complacente. Tem uma doutrina infalível, uma organização
competente, uma mensagem triunfante”.
“Aconselho-te
que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e vestidos
brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas
os teus olhos com colírio, para que vejas” (Ap 3:18).
Os
três principais ramos de negócios de Laodicéia eram:
A
cidade possuía um sistema bancário para toda a região. Dizia: temos ouro, não
precisamos de mais nada. “O ouro provado no fogo é a fé que opera por amor”. (Parábolas de Jesus, 158).
O
segundo ramo comercial de Laodicéia era o mercado de lã preta. Jesus, porém,
diz: Vocês estão nus. “Os vestidos brancos são a pureza de caráter, a justiça
de Cristo comunicada ao pecador”. (Testemunhos
Seletos, vol I, 477, 478).
A
terceira atividade comercial era a fabricação de um colírio medicinal para os
olhos; mas os laodiceanos eram cegos. “Deixem que a graça divina lhes ilumine
as trevas... O colírio, que é a graça de Deus, lhes dará claro discernimento
das coisas espirituais, e indicará o pecado”. (Testemunhos Seletos, vol. I, 329).
Os
laodiceanos vangloriam-se de um profundo conhecimento da verdade bíblica, uma
profunda visão das Escrituras... A maior necessidade do povo de Deus hoje é o
batismo diário do Espírito Santo.
É
o Espírito Santo que convence do pecado, da verdadeira condição de pobreza
espiritual em que a igreja se encontra... O objetivo da mensagem de Laodicéia é
causar o arrependimento.
“Eu
repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te” (Ap
3:19).
O
objetivo da mensagem a Laodicéia não é causar desespero, desesperança, desânimo
ou frustração; o objetivo não é também condenar, mas salvar. É uma mensagem de
reprovação, sim, mas para trazer a igreja ao lugar em que se arrependa e se
salve.
Laodicéia
“Está destinada a despertar o povo de Deus... para que possa ser agraciado com
a presença de Jesus, e estar preparado para o alto clamor do terceiro anjo”. (Testemonies
for the Church, vol. I, 186).
“A
mensagem de Laodicéia é uma mensagem que provém dAquele que muito ama a
humanidade”. (Taylor G. Bunch, The Seven Epistles of Christ, 242, 243).
“Eis
que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,
entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”. (Ap 3:20).
Podemos
possuir o melhor sistema organizacional do mundo, as melhores escolas e
hospitais, o melhor e seguro corpo de doutrinas bíblicas, mas, se não
possuirmos a Jesus, estaremos perdidos.
A
resposta ao convite de Jesus não é uma resposta da igreja como um todo, mas
individual.
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