Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Levados cativos continuação.



Quando começamos a estudar o livro de Daniel, nós percebemos um grande conflito entre o bem e o mal, entre Deus e satanás, entre o povo de Deus e babilônia. No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonozor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. Daniel 1:1.
Aparentemente o mal venceu desta vez, mais a vitoria final cabe a Jesus Cristo, através desta aparente derrota do povo de Deus. Deus pretendia que seu nome fosse levado para a babilônia, que comandava o mundo daquela época.

E ali o povo cativo e escravo cumpriu com o propósito que Deus tinha, de fazer seu Nome propagar diante do mundo todo.

Deus tinha dois propósitos quando permitiu que seu povo fosse levado cativo para babilônia, o primeiro era o arrependimento do povo, o templo de Jerusalém que era o orgulho do povo, pensavam eles que Deus nunca permitiria a sua destruição, a coisas que pensamos que Deus nunca permitirá o acontecimento, até nas situações aparentemente mais terríveis Deus tem um propósito e uma lição para nós.  

Mas Deus permitiu que o templo fosse destruído o orgulho da nação caído por terra e pisado, a primeira vez em 586 o templo de Salomão foi destruído, e o povo de Judá foi levado cativo, já antes as outras 10 tribos foram levadas cativas para a assíria e nunca mais voltaram, desapareceram, hoje so existindo Judá e Beijamim.

O templo destruído o povo feito de escravo, agora imagine o povo de Deus escravizado por satanás o povo de Deus em babilônia, quando percebemos a distancia entre Jerusalém e babilônia, temos uma idéia do sofrimento do povo cativo, obrigados a caminhar uma distancia de 1.500 Kms o que dá mais ou menos 2 meses de caminhada, o povo acorrentado e se perguntando porque  Senhor? Lemos em Daniel 1;2.

E o Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos vasos da casa de Deus; e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus; e os pôs na casa do tesouro do seu deus.

Deus permitiu que os vasos sagrados fossem levados para a babilônia, os vasos da casa de Deus agora estavam no templo de marduque ou bel seu outro nome, (o deus protetor da cidade de babilônia), isso era uma desonra para com o Deus criador dos céus e da terra  5.469 objetos sagrados foram levados para o templo de marduque, muitos vasos de ouro, muitas taças e vários utensílios usados no templo de Jerusalém.

Nabucodonozor estava convicto que seu deus era superior ao Deus de Israel, porque ele venceu a batalha, ele tinha essa convicção, mas posteriormente o próprio nabucodonozor foi convertido e adorou o Deus de Israel.

Deus sempre tem um propósito para tudo, Deus permitiu que seu povo fosse levado como escravo, permitiu que seu Nome fosse desonrado, permitiu que o templo fosse destruído, os vasos sagrados levados, mas deus permitiu tudo isso para glorificar o seu Nome.

Quando estamos na adversidade e aparentemente não vemos solução nos nossos problemas, se nos colocarmos e nos dedicarmos a vontade de Deus, ele torna todo mal em benção, Deus é capaz de tornar em gloria qualquer situação ou problema, só Deus conhece o fim desde o principio. Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.

Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego. Daniel 1:6 e 7.

Interessante notar o chefe dos eunucos, porque eles estavam entre os eunucos?

Não se tem registro da família, os filhos de Daniel. Existe uma profecia em Isaias feita muitos anos antes de Jerusalém ter sido destruída por babilônia, e que se cumpriu depois e relatada no livro de Daniel.  Isaias 39:5 a 7.

Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor dos exércitos:

 Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, juntamente com o que entesouraram teus pais até o dia de hoje, será levado para Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o Senhor.

E dos teus filhos, que de ti procederem, e que tu gerares, alguns serão levados cativos, para que sejam eunucos no palácio do rei de Babilônia.

A profecia se cumpriu ao pé da letra, pois tudo que tinha no templo foi lavado por babilônia, E Daniel e seus amigos foram feitos eunucos.

Antes de babilônia invadir Jerusalém babilônia tinha enviado uma comitiva para visitar Ezequias,  Ezequias mostrou a casa do tesouro mostrou o templo, o exercito,e Isaias perguntou a Ezequias: o que viram em tua casa?

E ele respondeu: tudo. Babilônia não tinha ido para ver a riqueza de Jerusalém porque eles eram muito mais ricos, não foram ver os exércitos de Jerusalém porque o exercito deles era bem maior, não para ver os tesouros, pois tinham muito mais, eles andaram essa distancia toda  para conhecer o Deus de Ezequias, porque o Deus de Ezequias era diferente do deus de babilônia,  eles já tinha ouvido falar do Deus todo poderoso de Israel, que vence as batalhas, que cura as doenças e luta pelo seu povo, e Ezequias mostrou tudo menos o Criador de todas as coisas o Deus de Israel.

Quantas vezes fazemos o mesmo que Ezequias fez, e ostentamos nossa posição, nossas posses. Riquezas, e não revelamos Deus em nossas vidas.

Nosso Deus precisa ocupar o primeiro lugar nas nossas vidas, assim como Daniel colocou Deus em primeiro lugar fazendo a sua vontade e foi abençoado por Deus juntamente com seus amigos.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário