Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

As 2.300 tardes e manhãs, 1 parte.


As 2300 tardes e manhãs são mencionadas em Daniel Cáp: 8:14, mas é explicada no Cáp: 9:21 a 27.

É a maior profecia de tempo registrada na bíblia.

Já haviam passados 11 anos desde que Daniel teve a visão do Cáp 8.

Embora Daniel não tenha compreendido a visão, ele sabia que a visão das 2300 tardes e manhãs, era pra muito tempo na frente para o tempo do fim.

Daniel estava ansioso para compreender o que significava aquele longo período de tempo, o cativeiro Babilônico de 70 anos chegava ao fim, e Daniel queria saber profundamente como, e quando o povo de Deus seria liberto e retornaria para Jerusalém.

Nesta época Babilônia já não era o reino dominante do mundo, a Medo-Persia era o poder reinante, sob o reinado de Dario o Medo.

O que aconteceria a seguir? O que mudaria? O que será de Jerusalém? Que ia suceder a meu povo, pensava Daniel.

Daniel 9:1;2.

“No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus”.

No ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as desolações de Jerusalém, era de setenta anos.

Este é o ano 538 a.C.

É a profecia que Daniel estudou, citada no Cáp: 25:11 e 12. E 29:10 de Jeremias.

E toda esta terra virá a ser uma desolação e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos.

Acontecerá, porém, que quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniqüidade, e a terra dos caldeus; farei dela uma desolação perpetua.

Porque assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, eu vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.

Mas da metade do capitulo 9 de Daniel consiste da oração feita por Daniel. 
Para compreender a visão, Daniel esta se colocando como intercessor ente o povo e Deus.

Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ó Senhor, Deus grande e tremendo, que guardas o pacto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;

pecamos e cometemos iniqüidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus preceitos e das tuas ordenanças.

Não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes, e nossos pais, como também a todo o povo da terra.

A ti, ó Senhor, pertence a justiça, porém a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel; aos de perto e aos de longe, em todas as terras para onde os tens lançado por causa das suas transgressões que cometeram contra ti.


Daniel implorou ao criador do universo a sua misericórdia, existem os que dizem que Deus não escuta as orações, e não esta no controle de tudo, mas depois que estudamos os livros de Daniel e Apocalipse, os profetas, e o cumprimento das profecias dadas por Deus, compreendemos quando nos é dito:

“Onde não há profecia, o povo se corrompe”. Prov. 29.18.

“O meu povo perece por falta de conhecimento”. Oséas 4:6.

Interessante Daniel mencionar: “Os que te amam e guardam os teus Mandamentos”.

Esses mandamentos que Daniel esta citando, é a Lei de Deus escrita pelo próprio Dedo de Deus em êxodo 20:3 a 17.

Não terás outros deuses diante de mim.

Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Esses Mandamentos é a Lei que Daniel cumpria, embora digam que ninguém consegue cumprir a Lei de Deus, Daniel era sujeito as mesmas tentações que nós, as mesmas dificuldades, mas ele se colocou obediente a vontade de Deus, Deus quer homens como Daniel, e serão homens como Daniel, que ficarão de pé diante do Deus Todo Poderoso.

São os mesmos Mandamentos, e Lei de Deus:

“Todo aquele que pratica o pecado (iniqüidade) também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.”  1 João 3:4.

"Se me amais, guardareis os meus mandamentos."  João 14:15.

"Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." 1 João 2:4.

Os mesmos mandamentos que o dragão (satanás), esta irado contra o povo que Guarda a Lei de Deus:

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus”. Apocalipse 12:17.

E os mesmos mandamentos, dos que são fieis a Deus, e o Ama perseveram:

Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Apocalipse 14;12.

Por este motivo, Daniel cumpria a Lei, ou seja, os Mandamentos de Deus, e a oração de Daniel subiu a Deus, pois não era uma oração abominável, e sem demora o anjo Gabriel veio dar a entender a Daniel a visão.

"O QUE DESVIA OS OUVIDOS DE OUVIR A LEI, ATÉ A SUA ORAÇÃO SERÁ ABOMINÁVEL". Provérbios 28:9.

Daniel 9:20 a 27.

Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,

sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde.

Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido.

No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.

Setenta semanas estão decretadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos.

E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.

E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.

Continua... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário