http://www.youtube.com/watch?v=KjY-OafBcPw
A
interpretação histórica das 7 Igrejas, 7 Selos e 7 Trombetas tendo como base a
Lição da Escola Sabatina do segundo trimestre de 1989.
E segundo o (SDA Bible Commentary, vol. 7,
108-112).
“Os Sete Selos, As Sete
Trombetas, precisam ser revistos”.
O próprio
comentário bíblico adventista diz isso.
E seguindo a
orientação do Espírito de Profecia:
“Não há escusas para
alguém que toma uma posição que não há mais verdade para ser revelada, e que
todas as nossas explanações da Escritura estão sem um erro.
O fato de que certas doutrinas têm sido defendidas como verdade por muitos anos pelo nosso povo, não é uma prova de que nossas idéias são infalíveis.
O tempo não deixará permanecer o erro na verdade, e a verdade pode ser esclarecida. Nenhuma verdadeira doutrina perderá alguma coisa pela inteira investigação.”
(Ellen G. White, R&H 20/12/1892)
O fato de que certas doutrinas têm sido defendidas como verdade por muitos anos pelo nosso povo, não é uma prova de que nossas idéias são infalíveis.
O tempo não deixará permanecer o erro na verdade, e a verdade pode ser esclarecida. Nenhuma verdadeira doutrina perderá alguma coisa pela inteira investigação.”
(Ellen G. White, R&H 20/12/1892)
A interpretação
histórica das 7 Igrejas está plenamente correta, porém, a
interpretação oficial da igreja sobre os 7 Selos e as 7 Trombetas apresentada
não se ajusta perfeitamente ao período das 7 Igrejas.
Quando o
historicismo diz que o período histórico dos 7 Selos e das 7 Trombetas é o
mesmo período coberto pelas 7 Igrejas, eles deveriam então se corresponder,
mas, eles não se correspondem.
Existem lapsos
de tempo de 400 (Quatrocentos) anos e até de 1000 (Mil) anos entre uma
interpretação e outra!
No
historicismo no período dos 7 Selos desapareceu o período de Filadelfia, pois o historicismo
colocou Laodicéia logo em seguida ao quinto selo e colocou o sétimo selo
para o fim do milênio.
Essa é a
explicação que está na lição, mas, não faz sentido; é simplesmente inconcebível
colocar o contexto do sétimo selo para o fim do milênio!
Na
interpretação histórica das 7 Trombetas as incoerências são muito mais evidentes porque
o historicismo diz que a primeira trombeta começou no Séc. V; existe um lapso
de pelo menos 400 anos em relação à primeira igreja e ao primeiro
selo; o historicismo força a profecia de tal modo que as quatro primeiras
trombetas todas foram enquadradas dentro do mesmo Século V (400 a 500 d.C.);
como podem colocar todas as quatro trombetas no Séc. V?
Essa é uma
incoerência gritante com o período das 4 primeiras igrejas, e os 4
primeiros selos.
Existe aqui
uma discrepância total porque os ciclos de sete não se correspondem.
Por que
Jesus perderia tempo para falar de homens como: Alarico, Genserico, Átila e
Maomé?
A Bíblia
diz:
“Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as
pragas que estão escritas neste livro; e se alguém tirar quaisquer palavras do
livro desta profecia Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da cidade
santa, que estão escritas neste livro” (Apoc. 22:18-19).
Ninguém pode
introduzir nomes na Bíblia; criar datas para eventos proféticos, ou jogar
profecias abertas em fase de cumprimento para a idade media e acorrenta-las,
como o caso do sexto selo, apocalipse cap 13 e 17 que tiveram cumprimento
parcial, e terao cumprimento agora no tempo do fim; o sétimo selo, as sete
trombetas, as sete ultimas pragas.
E se alguém
faz esta assumindo para si as pragas contidas no livro do apocalipse (Apoc 16;
Apoc. 22:18-19).
A profecia
gira em torno de Cristo no Santuário Celestial e do anticristo na Terra!
A quinta trombeta é interpretada como sendo Maomé e as
forças islâmicas enquanto que a quinta igreja se refere ao período de Sardes
(1517-1798); existe uma diferença de pelo menos mil (1000) anos entre a
interpretação da quinta trombeta e a quinta igreja.
Quando o
historicismo diz que os 7 Selos e as 7 Trombetas repetem os períodos
históricos das 7 igrejas, a verdade mostra exatamente o contrário. A
profecia quando interpretada corretamente ela se encaixa e se corresponde
perfeitamente.
A
sexta trombeta
é interpretada como sendo o Império Otomano do Séc. XIV e XV, essa sexta
trombeta também não corresponde à sexta igreja de Filadélfia (1798-1844),
existe uma diferença aí de 400 anos.
O toque
da sétima trombeta é
interpretada como sendo o Fim do Mundo e a Volta de Jesus, enquanto que o
início da sétima igreja é 1844. Já estamos há quase (22-10-1844/22-10-2013) 169
anos na sétima igreja e a sétima trombeta ainda não foi tocada.
É muito
evidente que os períodos não se correspondem. Talvez seja esse o motivo
porque muitos adventistas têm evitado apresentar as profecias dos 7 selos e das
7 trombetas.
Considerando
que essas profecias estão abertas para o estudo, podemos estudar os 7 Selos no
contexto do Juízo Celestial e as 7 Trombetas na sequência do Fechamento da
Porta da Graça e as Sete Pragas culminando com a Sétima e a Volta de Jesus .
Porque Os Sete Selos, As Sete Trombetas, precisam ser
revistos. Parte 2.
O
historicismo é eficiente quando as profecias já se cumpriram comprovadamente
pela história, e o palco dos acontecimentos é a Terra, mas, no caso dos 7 Selos
o palco dos acontecimentos é o Santuário Celestial! É o Céu!
Os quatro
Ciclos de Sete de Apocalipse: as 7 Igrejas, os 7 Selos, as 7 Trombetas e as 7
Pragas são sequenciais, isto é, na Sétima Igreja abre-se um novo ciclo
de sete: os 7 Selos. No Sétimo Selo abre-se um novo ciclo de sete: as 7
Trombetas. E na Sétima Trombeta abre-se o último ciclo de sete: as 7 Pragas!
•
A Sétima Igreja representa o período do Juízo Investigativo que começou
em 1844. Dentro do
período da Sétima Igreja ocorre a abertura dos 7 Selos revelando as sete fases
do juízo.
•
O Sétimo Selo representa o Fim do Juízo Investigativo, o Fechamento da
Porta da Graça. Dentro
do período do Sétimo Selo as 7 Trombetas serão tocadas, não antes e nem depois!
•
A Sétima Trombeta representa o momento em que a Lei de Deus será vista no
Céu (Apoc. 11:19) e Deus Revelará o Seu Segredo (Apoc. 10:7) declarando o Dia e
a Hora da Volta de Jesus! Dentro do período da Sétima Trombeta serão derramadas sobre a Terra as 7
Pragas!
O período
da 7ª Igreja, do 7º Selo, da 7ª Trombeta e da 7ª Praga todos se estendem até a
Volta de Jesus!
Todos os sete culminam com a Volta de Jesus! A própria Bíblia fala claramente
que os 7 Selos vem na sequência da Sétima Igreja.
Quando o
anjo mostrou a João a fase da Sétima Igreja, Laodicéia, a Era do Juízo,
continuou a revelação mostrando justamente o que viria em seguida:
“Depois
destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no Céu; e a primeira
voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e
mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” (Apoc. 4:1).
Destaca-se
nesse verso a última frase:
“e
mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer”! “Depois” não
“antes”!
Se Jesus
falou que a visão dos capítulos 4, 5, 6, 7 e 8, diz respeito às coisas que
aconteceriam depois da visão das 7 Igrejas, precisamos entender a profecia dos 7 Selos na sequência da Sétima
Igreja e não como repetição histórica dos mesmos períodos!
Jesus disse
que a visão de Apoc. 4 e 5 revelaria os acontecimentos que ocorreriam no
contexto da Sétima Igreja.
O
historicismo contraria o texto bíblico fazendo com que a profecia dos 7 Selos
retroceda ao ano 31 d.C. repetindo novamente os períodos históricos das 7
Igrejas, porém, a força do texto bíblico nos convence de que os 7 Selos são a
sequência e não repetição das 7 Igrejas.
A Sétima
Igreja se estende desde 1844 até a Volta de Jesus e esse é o período do Juízo
Investigativo; os 7 Selos explicam justamente o processamento do juízo
mostrando os diferentes grupos de pessoas que serão julgados. Os 7 Selos falam
sobre:
•
O Juízo dos
Mortos,
•
O Juízo dos Mártires,
•
O Juízo dos
Vivos e,
•
O Fechamento
da Porta da Graça!
O
objetivo é que o comentário Bíblico adventista vol. 7, 108-112 esta correto “Os Sete
Selos, As Sete Trombetas, precisam ser revistos”.
E mostrar
que os 7 Selos representam as 7 fases do Juízo Celestial, porque na profecia a
palavra Selo diz respeito ao Selamento, e Selamento é sinônimo de julgamento.
Os 7 Selos
dizem respeito aos acontecimentos que ocorrem durante o Juízo Investigativo no
Céu! O historicismo é eficiente quando o palco dos acontecimentos é a Terra,
mas, no caso dos 7 Selos o palco dos acontecimentos é o Santuário Celestial! É
o Céu! A profecia dos 7 Selos não diz respeito aos sete períodos históricos da
igreja na Terra e sim às sete fases do Juízo Investigativo que começou em 1844!
O estudo
das 7 Trombetas mostra que as trombetas só começarão a ser tocadas depois que o
Sétimo Selo for aberto:
“E havendo
aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no Céu quase por meia hora. E vi os sete
anjos que estavam diante de Deus, e foram-lhe dadas sete trombetas” (Apoc.
8:1-2).
Os anjos só
receberam as 7 Trombetas depois que o Sétimo Selo foi aberto!
Porém, o
Sétimo Selo ainda não foi aberto, a porta da graça ainda está aberta, isto quer
dizer, que as trombetas ainda não estão sendo tocadas!
A profecia
das 7 Trombetas não fala do passado e sim do futuro; essas trombetas só
começarão a ser tocadas depois que o Anjo do Concerto, que é Jesus, lançar o
incensário de ouro sobre a Terra (Apoc. 8:5); o Fechamento da Porta da Graça
ocorre no contexto do Sétimo Selo quando Jesus lança sobre a Terra o incensário
de ouro cheio de fogo do altar (Apoc. 8:5).
Essa
interpretação do Sétimo Selo e o Fechamento da Porta da Graça é apoiada por
Ellen G. White no livro: Primeiros Escritos, pág. 279. Somente após o
Fechamento da Porta da Graça é que a primeira trombeta será tocada:
“E os Anjo
tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a Terra; e
houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos. E os Sete Anjos que tinha as Sete
Trombetas, prepararam-se para tocá-las” (Apoc. 8:5-6).
Precisamos
respeitar o contexto do Sétimo Selo: o Fechamento da Porta da Graça e o início
das trombetas! As 7
Trombetas ilustra perfeitamente a destruição de 1/3 de cada coisa na Terra; é a
destruição operada por Satanás, o anjo da terça parte, quando Jesus terminar o
Juízo Investigativo; somente então Satanás terá o consentimento divino
para fazer a obra de destruição que há tanto tempo ele deseja fazer (Grande
Conflito pág. 614).
É nesse
tempo que os quatro anjos de Apoc. 7:1-2 soltarão os quatro ventos. Devemos
orar e estudar e que Deus nos abençoe. Todos nós estamos procurando entender
melhor as profecias de Deus e preparar um povo para a volta de Jesus!
Nosso alvo é
o mesmo: chegarmos ao Céu onde nosso Pai Celestial nos espera amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário